quarta-feira, 31 de outubro de 2012



Oi pessoal, tudo bem? Fiquei um pouco chocada quando essa semana, vi essa capa da veja ( atrasadinha eu né, foi no consultório da dentista rsrsr). O caso é que lá continha uma mateira falando sobre esse tal hormônio  a Irisina. A a irisina é um hormônio produzido pelo nosso organismo, no músculo, estimulando determinadas células adiposas a transformar gordura em calor, aumentando, assim, o metabolismo celular.



http://www.sinomar.com.br/portal/conteudo.asp?codigo=8541&page=58


Esse hormônio entra em ação naturalmente quando começamos a praticar atividades físicas, a irisina é produzida ativando, em determinadas células de gordura, a termogênese, ou seja, a produção de calor. Assim, ocorre um aceleramento no metabolismo de gordura, estimulando o emagrecimento.

Mas para que a produção de irisina, na quantidade que gere efeito satisfatório passe a ser produzida pelo organismo, de acordo com o estudo em camundongos, ocorre depois do vigésimo primeiro dia de exercício. Por isto, é necessário uma rotina de treino seguida fielmente para quem pensa em perder os quilinhos a mais.

Ok, muito bom, mas alguém resolveu que seria interessante criar um hormônio manipulado, pra não serem necessários dias de treinamento continuo e disciplinado para se ter o beneficio da perda de peso. Pequisadores estão estudando uma versão sintética deste hormônio. No estudo, injetaram o hormônio em camundongos obesos e com dieta hipercalórica, ou seja, com uma quantidade elevada de calorias. Assim, notaram que os camundongos perderam 2% do peso corporal, em torno de 4 quilos quando comparamos com seres humanos, durante 6 meses.

Por hora, o hormônio sintético ainda está em fase de pesquisa, ainda não se tem resultados de possíveis efeitos colaterais e o que pode ocorrer se a quantidade de irisina estiver em excesso no nosso organismo.

O que me deixa perplexa é que se sabemos que a prática de exercícios regulares definitivamente auxilia na perda de peso, por que se acomodar em tomar um "remedinho" para perder peso, sabendo que os benefícios da atividade física não são somente a perda de peso.

Não tem um comprimidinho que vai modelar seu corpo, deixar-lo mais saudável, com mais folego e vitalidade certo? Ainda não eu acho. Mas da forma como o ser humano é preguiçoso e adora atalhos, sei não se uma hora não aparece alguém com essa grande ideia...
Categories:

4 comentários:

Marília disse...

Eu tb pensava assim, pq a pessoa x simplesmente não faz exercício?!é mto mais saudável e benéfico que se entupir de remédios, mas dps que vi um documentário da BBC vejo que isso é complicado... tem obesos que simplesmente não conseguem fazer exercícios ou comer bem, eles tem consciência disso mas não adianta (o que mtas vezes chega a ser a ausência do hormônio da saciedade, por isso estão sempre com fome), esse tipo de remédio é pra ajudar esse tipo de pessoa, obesos mórbidos, não pela estética e sim para que a pessoa consiga viver por mto tempo sem sofrer com as doenças causadas pela obesidade. Aqui está o link do documentário, dps que assiste vc muda o conceito sobre cirurgias e remédios, pq se a pessoa não tomar ela vai comer literalmente até morrer (e o pior é que sabem disso), é mto triste:
http://www.youtube.com/watch?v=9i-kf_Ry4VQ

Suhh disse...

o google diz que seu blog pode estar infectado (quando tento ir para as postagens mais antigas) :/
Mas enfim, não foi para isso que vim aqui rs.
Gostaria de te dar os parabéns por toda essa mudança, pela força de vontade e motivação que nos dá :D
E principalmente pelo noivado :D
Felicidades!!

Tatiana disse...

Oi flor, tudo bem? Olha só hoje te descobri no youtube e chamo Tatiana, e fiz toda serie com você do P90X, estou feliz e confiante. Quantos kg voce eliminou com esse P90X? Bjs Taty

Anônimo disse...

So serve para mulheres?

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!